27/07/2015

Volta às aulas: aplicativo alivia o congestionamento na porta de escolas

Por meio de alerta automático, pais avisam que estão chegando e instituição agiliza a saída do aluno com segurança

0
(0)

Com a volta às aulas, não é raro que o motorista seja surpreendido por filas na porta das escolas. Foi em meio a um desses congestionamentos que Emily Yamaoka teve a ideia de criar o JaCheguei (www.jacheguei.com.br). Por meio do aplicativo, os pais conseguem avisar com antecedência e de forma automática que estão por perto para a escola agilizar a saída das crianças e não travar o trânsito.

 

JaCheguei

O sistema emite dois tipos de alerta: um quando o responsável está num raio próximo à escola e outro quando está na rua do colégio ou no quarteirão. “Com a modalidade automática, não é preciso mexer no celular dirigindo, o que evita acidentes e infrações”, diz José Kieling, sócio de Emily. Também é possível acionar o alarme manualmente no caso das famílias que moram nas redondezas.

 

A segurança é outra prioridade da ferramenta. Por isso, o aplicativo tem a opção de exibir nomes e fotos dos responsáveis e alunos, além da placa, cor e modelo do veículo em um painel de chegadas, que pode ser visto de um computador, tablet, smartphone ou monitor de TV. Ao final de cada dia, o sistema emite um relatório de entregas. Configurações de privacidade podem ser ajustadas pelo administrador para restringir o acesso de funcionários e prestadores da escola a informações extras, como o celular do pai.


Com o objetivo de lidar com situações suspeitas, o JaCheguei oferece ainda um botão de pânico, que pode ser acionado pelos responsáveis se qualquer evento estranho for observado nos arredores da escola. “Os assaltos no trânsito acontecem com certa frequência, e com essa ferramenta é possível avisar o colégio, para que as crianças não sejam liberadas”, afirma Kieling.


O aplicativo está disponível para instituições de ensino de todo o país, sejam elas de educação regular – berçário, pré-escola, ensino fundamental – ou de atividades extracurriculares, como cursos de idiomas, esportes e música. A ideia é reunir em um único lugar tudo o que a criança faz e, no caso de quem tem irmãos, permitir que os pais gerenciem as atividades de todos os filhos.


A possibilidade de cadastrar mais de um responsável para cada aluno é outra vantagem. “A mãe pode ter o app, mas o tio e o avô também podem”, exemplifica Kieling. Quando um vai buscar, o sistema avisa os demais. Os responsáveis também podem se comunicar com a escola quando há qualquer imprevisto. “Para avisar que a criança vai ter que sair mais cedo, por exemplo”, explica Emily.


As escolas contratam o JaCheguei e cadastram os pais para permitir o uso do aplicativo. Para enviar os avisos e alertas, eles precisam estar com o 3G e geolocalizador do celular ligados. O serviço, lançado em janeiro de 2015, tem versão para iOS e Android, e cobra uma taxa de adesão e um valor mensal das instituições de ensino de acordo com o número de alunos. Até a volta às aulas de fevereiro de 2016, os empreendedores planejam alcançar 50 clientes. “O trânsito é um problema que afeta a todos nós. Com o app, queremos facilitar a vida das escolas, dos pais e de quem mais passa pelas ruas”, afirma Emily.

 

Sobre o JaCheguei

Aplicativo que emite alertas quando os pais se aproximam para buscar os filhos na escola.  Tem o objetivo de agilizar a liberação das crianças nos colégios e, assim, melhorar o trânsito na porta das instituições de ensino. Também faz com que a entrega das crianças seja mais segura, identificando os responsáveis por foto e dados do veículo. Lançado em janeiro de 2015, o app criado por Emily Yamaoka e José Kieling está disponível para escolas de todo o Brasil. www.jacheguei.com.br. Contato: [email protected]

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?