15/06/2015

Zimbra: ZTOOL otimiza plataforma com funcionalidades extras

Solução brasileira agrega recursos de segurança e armazenamento à suíte de colaboração open source

0
(0)

Utilizado por mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, o Zimbra é uma plataforma open source de e-mail que pode ser encontrada em muitas empresas e entidades governamentais. O software possui recursos limitados em sua versão gratuita e muitos usuários acabam não aderindo à paga devido ao seu alto custo. O ZTOOL (www.ztool.com.br) é uma solução para agregar diversas funcionalidades extras ao programa, boa parte delas com foco na segurança, por um valor mais baixo que a licença premium do fabricante.

 

Ztool

 

O ZTOOL é desenvolvido desde 2009 e está em sua 6ª versão, disponibilizada para venda online este ano. Entre outras características, ele facilita o processo de auditorias de mensagens trocadas no servidor – mesmo que elas tenham sido deletadas pelos autores. “Isso é especialmente importante porque a legislação determina que órgãos públicos mantenham o histórico desse tipo de informação por longos períodos”, explica Marcelo Soares, um dos criadores do programa.

 

A plataforma também otimiza o espaço necessário para o armazenamento de mensagens por meio de um algoritmo que elimina a duplicação na área de backup as que são repetidas. “Como diminui a quantidade de discos rígidos necessários para manter os backups, em alguns casos, esse recurso significa uma economia de até 80% em relação até mesmo à versão paga do Zimbra”, conta Soares.

 

Além disso, o ZTOOL processa backup em tempo real, sem necessidade de uma ”janela” pré-programada para que isso ocorra. “Antes mesmo de um e-mail chegar ao destinatário, ele já está armazenado no backup e na auditoria”, diz Erlon Pinheiro, outro criador do software. Há, ainda, a possibilidade de integrar as contas de e-mails com serviços de diretório como Active Directory e OpenLDAP, ferramentas que unificam em um único local todas as informações de acesso da empresa, facilitando o dia a dia da gestão das contas.

 

O ZTOOL emprega o HSM (Hierarchical Storage Management), em que é possível utilizar múltiplos volumes de armazenamento de forma otimizada. O software, então, encarrega-se de distribuir as mensagens entre esses volumes sem comprometer a performance de uso. “Em outras palavras, a ferramenta permite disponibilizar grandes caixas postais para os usuários com um custo até 90% inferior se comparado aos altos investimentos em estruturas de storages”, afirma Pinheiro.

 

Para provedores de serviços, há ainda recursos de administração e tarifação para oferecer cloud mail aos usuários, funcionalidade que não existe na versão paga do Zimbra.

 

Sobre o ZTOOL

Solução tecnológica brasileira, lançada em 2015, que funciona como um complemento à suíte de colaboração Zimbra. O ZTOOL otimiza as ferramentas do Zimbra e implementa funcionalidades novas. A solução pode ser utilizada tanto na versão gratuita quanto na paga do Zimbra e se destaca no mercado por funções que garantem um melhor desempenho no tocante às mensagens armazenadas e por um método eficiente e seguro de auditoria. www.ztool.com.br. Telefone: (11) 2391-1705.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?